ESCOLA DE MÚSICA PROFESSOR JOSÉ CONRADO DE SOUZA NUNES

A Banda Musical Curica desenvolve um forte trabalho em Educação e Formação Musical, através de sua escola de música, que é uma referencia em na região. A escola recebeu o nome do fundador da instituição e chama-se: Escola de Música Professor José Conrado de Souza Nunes, fundada em 08 de setembro de 1948. Há 68 anos atua como forte espaço de educação e formação musical e cidadã. Atualmente a escola possui 126 alunos com faixa etária dos 09 aos 17anos que recebem formação musical de forma gratuita.

Fortalecendo a música instrumental pernambucana e engradecendo cada vez mais a tradição musical de Pernambuco.

 

ESCOLA DE MÚSICA PROFESSOR JOSÉ CONRADO DE SOUZA NUNES INICIA O PERÍODO LETIVO 2017.1

Inicia-se dia 07 de março o período letivo da escola de música da Banda Curica, com novos dias e horários.

Dias: Terça-feira, Quinta-Feira e Sábados

Turnos: Manhã e Tarde

Turmas do Sábado: Manhã

Estamos passando por diversos processos de reformulação de horários, pois temos que ajustar nossa rotina as novas situações ocorridas no cenário. Temos diversos alunos que estão sendo inseridos nas escolas de ensino integral o que inviabiliza que os mesmos tenham condições de continuar seus estudos de música durante os dias de semana. Para atender essa nova demanda, ampliamos nossas turmas do sábado. Desse modo, os alunos podem se dedicar tanto a escola regular, quanto a escola de música. Outro fator positivo que também nos provocou uma mudança em nossos horários, foi o fato de 100% de nossos professores e monitores estarem cursando Curso Superior e/ou Técnico. Portanto, para que os mesmos pudessem continuar se dedicando a escola de música acomodamos todos os alunos em apenas 3 dias da semana, deixando as segundas, quartas e sextas-feiras para expedientes internos e para que os professores e monitores dediquem-se aos seus estudos. Dessa forma, continuamos respeitando nossa missão que é a de democratizar o acesso à educação e formação musical de crianças e jovens de Goiana e região respeitando suas especificidades.

Desejamos a todos um bom período letivo e bons estudos!

 

 

ESCOLA DE MÚSICA REALIZOU O PRIMEIRO CURSO DE FÉRIAS DE 2017.

A Escola de Música Souza Professor José Conrado de Nunes, realizou de 23 de janeiro a 01 de fevereiro o primeiro Curso de Férias do ano letivo de 2017. O referido curso faz parte do currículo da escola e tem como proposta acelerar o desenvolvimento dos alunos que já estão no nível de prática instrumental, nível esse que antecede sua inserção na Banda Musical Curica. O Curso consiste em aulas de Prática Instrumental nas áreas de: Trompete, Trompa, Trombone, Saxofone, Clarinete, Flauta Transversal, Bateria e Percussão. Com carga horária de 24 horas/aula teve a participação de 40 alunos/aprendizes que estão sendo preparados para compor o quadro de músicos e musicistas da Banda Curica.

   

Fotos: Cristian Silva

ESCOLA DE MÚSICA PROFESSOR JOSÉ CONRADO DE SOUZA NUNES ENCERRA CURSO DE FÉRIAS 2016.2

A Escola de Música Professor José Conrado de Souza Nunes, encerrou dia 22/12 o Curso de Férias 2016.2, tal curso tem como objetivo aprimorar as práticas instrumentais dos alunos que já compõem a banda como estagiários e prepara-los para em breve entrarem na banda como músicos e musicistas. O curso faz parte da grade curricular da escola de música e tem conseguido ter uma trajetória êxitosa desde 2013.

Após o encerramento do curso a escola entra em férias, retornando em fevereiro de 2017, após o processo seletivo de 2017 que estará com inscrições abertas de 06/01 a 06/02 de 2017.

Parabenizamos a todos os alunos, monitores e professores!

 

Texto e fotos: Cristian Silva

 

 

 

SOLENIDADE DE FORMATURA DA ESCOLA DE MÚSICA DA BANDA MUSICAL CURICA

Aconteceu no último dia 17 a solenidade de formatura dos 11 alunos concluintes do Curso Básico de Música da Escola de Música Professor José Conrado de Souza Nunes. Instituição de ensino fundada em 08 de setembro de 1948, a referida escola faz parte da Sociedade Musical Curica, sendo a principal responsável pela formação de músicos para Banda Musical Curica.

A cerimônia contou com a presença de alunos, familiares e músicos da referida banda. Em discurso o presidente da instituição Sr. Edson Júnior da Silva, ressaltou que mesmo com 68 anos de história essa era a primeira cerimônia de conclusão de curso, que dará uma certificação emitida pela Sesquicentenária Sociedade Musical Curica.

A Sociedade Musical Curica, segue mais uma vez inovando em suas ações culturais e formativas.

Parabéns a todos os formandos.

Fotos e texto: Cristian Silva

 

 

ESCOLA DE MÚSICA PROFESSOR JOSÉ CONRADO DE SOUZA NUNES E BANDA MUSICAL CURICA PROMOVEM FORMATURA DOS ALUNOS DO CURSO DE MÚSICA

A Escola de Música José Conrado de Souza Nunes ou Escola de Música da Banda Curica, foi fundada em 08 de setembro de 1948, sendo a responsável desde então pela formação musical dos músicos da Banda Curica. Desde sua fundação a escola formou centenas de crianças e jovens de Goiana e região, sendo considerada no meio filarmônico como uma das melhores escola de música da Zona da Mata Norte do Estado. Nascida no seio da banda mais antiga em atividade ininterrupta do estado de Pernambuco, a Banda Musical Curica. A escola passou por diversas etapas dentro da história da instituição, até que em 2012 ganhou seu Primeiro Projeto Politico Pedagógico e Proposta Pedagógica, a partir de então as metodologias aplicadas no ensino da músico foram aprimoradas, unindo o tradicional aos novos conceitos. Como reflexo desse trabalho, a escola viu aumentar o número de alunos e pessoas interessadas no aprendizado musical.
Em 2011, tínhamos matriculados em nossa escola cerca de 60 alunos, mas o que mais nos preocupava era o alto nível de evasão, ou seja, não conseguíamos manter esses alunos na escola de música. Com a mudança de metodologias e reestruturação da escola de música, aumentamos em mais de 100% o número de crianças e jovens atendidos, atualmente nossa escola de música possui 120 alunos regularmente matriculados e frequentes. Outro fator que temos comemorado, desde a implantação do PPP e PP é o baixo número de evasão e infrequência  que temos registrados em nossa escola de música e isso também se reflete no trabalho desenvolvido dentro da nossa banda de música. Atualmente a banda possui mais de 50 músicos e tem surpreendido a todos com a qualidade musical que é característica de nossa gestão.
Por esse motivo, embora 2016 tenha sido um ano difícil para todos nós, a diretoria, com o apoio dos pais, professores e alunos, promoverá a Primeira Cerimônia de Conclusão do Curso de Música da história da Sociedade Musical Curica. Em nossa história temos a honra e o prazer de termos formados não apenas bons músicos e musicistas, mas cidadãos e cidadãs honrados e cientes de suas responsabilidades, procuramos incentiva-los a ser e fazer o melhor que puderem para que nossa sociedade evolua de forma integra e honesta. Então em 17 de dezembro desse ano, teremos o prazer de mais uma vez concluir o trabalho de formação de 11 alunos, que já fazem parte da banda e que são motivos de orgulho para todos nós e para nossa história. Afirmou Edson Júnior da Silva – Presidente da Banda Musical Curica.
 

Formandos 2016

1.       Ana Emylle Rodrigues Barbosa

2.       Barbara Ingrid Ferreira da Silva

3.       Grabriela Vitória Ramos dos Santos

4.       Maria Flora Barbosa

5.       Pablo Sergio Olegário da Silva

6.       Pedro Arthur Valença de Carvalho Silva

7.       Priscilla Vitória Santana de Andrade

8.       Ramon do Nascimento Pereira

9.       Sara Maria da Silva Maciel

10.   Thiago Amós Agostinho da Silva

11.   Vinício Antônio Silva dos Santos

Parabéns a todos!

Fotos e texto: Cristian Silva



 

 

A Escola de Música Professor José Conrado de Souza Nunes encerra hoje(19/07) mais um Curso de Férias, foram 25 dias de estudos intensivos de prática instrumental. Parabenizamos a todos os participantes e desejamos que dediquem-se bastante ao estudo musical.
Aos professores e monitores, nossos sinceros agradecimentos.
Desejamos a todos bom recesso e nossa escola retornará as suas atividades dia 08 de agosto, enquanto isso aproveitem o descanso, lembrando sempre de dedicar alguns momentos do dia para o estudo de seu instrumento.

A direção.

     

A Escola de Música Professor José Conrado de Souza Nunes promove desde 2013 Curso de Férias, com alunos aprovados no primeiro semestre e que receberam instrumentos musicais para dar prosseguimento aos seus estudos.

Criamos o Curso de Férias com o objetivo de promover estudos intensivos de prática instrumental, nele os alunos aprovados no semestre recebem seus instrumentos e tem aulas de prática, onde podem aprender os conceitos básicos de seus instrumentos, tais como: manutenção, mecânica do instrumento e logo em seguida aprendem como pôr em prática o que aprenderam na teoria, colocando em prática no instrumento.

Os alunos avançados, que já possuem instrumentos também fazem parte do curso, tendo sabatinas que envolvem o estudo e execução do repertório da banda. Sendo que suas aulas são ministradas pelo maestro da Banda Musical Curica, o jovem Everton Luiz. “Percebemos que as sabatinas são meio eficazes de melhorarmos nossa prática de execução, além de estimular no músico aprendiz a rotina de estudo do instrumento. Afirmou o maestro.

Desejamos a todos bons estudos!

 

ESCOLA DE MÚSICA PROFESSOR JOSÉ CONRADO DE SOUZA NUNES

 

A Escola de Música Professor José Conrado de Souza Nunes, foi fundada oficialmente em 08 de setembro de 1948 e tem como objetivo principal formar músicos para compor a Banda Musical Curica. Tanto a escola, quanto a banda fazem parte da Sociedade Musical Curica.

A escola funciona no prédio-sede da banda que fica localizada a Rua do Rosário, 03, ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Goiana – PE.

Em 2012 a escola passou por um processo de reformulação, como consta no capítulo 6 do livro: Memórias Musicais da Banda Musical Curica e desde então tem a cada período letivo aumentado o número de alunos, comprovando a tão falada vocação musical dos goianenses.

Atualmente a escola atende 85 alunos nos turnos: manhã, tarde e noite e da segunda a sábado. A escola abre inscrições semestralmente.

Prestes a completar 68 anos de existência, a Escola de Música Professor José Conrado de Souza Nunes segue com seus objetivos de democratizar o acesso da população a formação musical de forma gratuita e com qualidade.

 

ESCOLA DE MÚSICA PROMOVE A SEGUNDA REUNIÃO DE PAIS DO PERÍODO LETIVO DE 2016

Aconteceu no último dia 02/06 a segunda reunião de pais da Escola de Música Professor José Conrado de Souza Nunes, que contou com a presença de mais de 60 pais e mães que atenderam ao chamado da direção da escola. “ O objetivo dessa reunião é prestar contas das atividades realizadas durante o semestre, entregar os boletins e renovar as matrículas para o segundo semestre. ” Afirma a Coordenadora Pedagógica da escola de Música a Profª Cristian Silva, na oportunidade os pais foram informados sobre o Curso de Férias que terá início a partir do dia 09/06/2016, quando na ocasião a Banda Musical Curica estará proporcionando aos alunos e seus familiares um concerto junino em frente ao prédio-sede da banda.

 

Fotos: Márcia Silva

BANDA MUSICAL CURICA PROMOVE 1º CONCERTO JUNINO

 

A Banda Musical Curica estará promovendo dia 09/06/2016 o 1º Concerto Junino da sua história. O evento acontecerá em frente ao prédio-sede da banda que fica situado a Rua do Rosário, 03 em Goiana – PE.

“Convidamos a todos para se fazerem presentes a essa apresentação que tem como intuito apresentar a população nosso novo repertório, além do lançamento do terceiro curso de férias de nossa escola de música. ” Afirma o presidente da instituição, o Sr. Edson Silva.

Expediente:

1º Concerto Junino

Data: 09/06/2016

Hora: 19:00

Local: Rua do Rosário, 03 (Em frente à Sede da Banda Musical Curica)

 

Banda Musical Curica

Rua do Rosário,03 Goiana - Pernambuco - Brasil 81 98705 8480 Edson Silva
81 99418 0262 Edson Silva
81 99257 6440 Edson Silva
81 99638 2302 Márcia Silva
81 99418 0262 Márcia Silva
81 99832 1894 Márcia Silva
81 99269 0519 Cristian Silva (Claro)
81 99555 4117 Cristian Silva (TIM)
cristiansilvagoiana@yahoo.com.br
Criado por Cristian Silva e Everton Luiz