UFMG inaugura programa de apoio às bandas de música do estado de Minas Gerais

 

O programa Prática e Difusão do Ensino de Música em Apoio às Bandas de Música Civis do Estado de Minas Gerais, da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, será inaugurado no próximo dia 29 de março, quinta-feira, às 19h, com uma palestra e um concerto no auditório da Escola, no campus da Pampulha. A palestra, primeira de uma série mensal, será realizada pelo maestro Joanir Oliveira que, em seguida, regerá a Banda de Música de Sarzedo, município da região metropolitana de Belo Horizonte. A abertura da solenidade será feita pelo professor Anor Luciano, coordenador do programa, apresentando os objetivos e metas para o ano letivo de 2012.

Segundo o professor Luciano, o Projeto Bandas – como é chamado – além de capacitar músicos e regentes, visa “dar um suporte aos professores de música das escolas regulares de nível fundamental e médio”. Também pretende contribuir para a “criação, na UFMG, do Núcleo de Estudos Banda Sinfônica, com base na proposta acadêmica: pesquisa, ensino e extensão”. Entre as atividades previstas, aulas teóricas e práticas, individuais e de conjunto, seminários e concertos abertos ao público, além da produção e divulgação de material musicográfico para bandas. Para Luciano, o projeto quer “mostrar ao público acadêmico e em geral a importância das bandas em suas comunidades como fonte de formação e de trabalho” e, como um de seus produtos, pretende “a formação de uma banda sinfônica integrada por monitores, bolsistas do programa e instrumentistas e regentes de bandas externos à UFMG”.

O concerto de abertura

O concerto de abertura do programa terá um repertório variado, com composições e arranjos típicos dessa formação. A Banda Municipal Sarzedense surgiu em 2007, por iniciativa do trompetista e maestro Joanir de Oliveira, a partir de um projeto desenvolvido com crianças e adolescentes da cidade de Sarzedo, contando com o apoio da prefeitura local. Desde então, a Banda tem se apresentado em eventos culturais do município e em outras cidades. Mantido pela Prefeitura Municipal de Sarzedo, o projeto atende atualmente 100 alunos com acesso gratuito às aulas, ensaios, material didático e instrumentos.

O programa

O Projeto Bandas, pioneiro entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), surgiu na UFMG em 1998 e, segundo Anor Luciano, de 1999 a 2003 ofereceu um curso direcionado à demanda externa, “possibilitando a aproximação de 140 músicos por semestre, antes excluídos do meio acadêmico, permitindo-lhes participar de atividades onde interagiam alunos, professores da UFMG e de outras IFES, maestros e solistas do Brasil e do exterior”.

Uma das principais motivações para a sua criação, segundo o coordenador, foi a observação e a avaliação do desempenho no concurso vestibular dos candidatos oriundos das bandas. Avaliando que o ensino de música em nível de pré-graduação deve ser repensado, Luciano ressalta a importância das bandas neste contexto, sugerindo uma discussão mais integrada entre a comunidade acadêmica e a sociedade (bandas de música, prefeitos, secretários etc.). Por outro lado, também pesou a constatação de que “tanto a UFMG quanto a Universidade Estadual de Minas Gerais, ambas situadas no estado que mais possui bandas no Brasil, algumas criadas no final do século dezoito, não possuíam uma política educacional voltada para esta realidade” – afirma.

Inscrições

O projeto é voltado para instrumentistas e regentes de bandas, músicos autônomos, professores da rede de ensino regular, além de funcionários e professores da UFMG. Os interessados devem se dirigir à Escola de Música da UFMG no horário do funcionamento da disciplina (Terças-feiras, das 14h às 17h e Quintas-feiras, das 19h às 22h no auditório da escola no campus da Pampulha em Belo Horizonte) ou entrar em contato com o professor Anor Luciano pelo email lucianojr.anor@yahoo.com.br.

Segundo o professor Luciano, a Banda Sinfônica funciona como uma disciplina do curso de graduação em música, oferecendo tanto para os acadêmicos, professores da graduação, educação musical e do bacharelado da Escola de Música, como para professores da rede de ensino primário e secundário, maestros e instrumentistas de bandas a oportunidade de interagir com a academia e vice versa, por meio de concertos, palestras, cursos de extensão e encontros de bandas. O projeto ainda não dispõe de patrocínio, contando com a colaboração de maestros e instrumentistas interessados, mas o coordenador ressalta que “estamos elaborando projetos e submetendo-os à apreciação de várias agências de fomento, inclusive dentro da UFMG”.

Serviço:

Lançamento do programa da UFMG de apoio às bandas de música do estado. Dia 29 de março no auditório da Escola de Música no campus Pampulha da UFMG. 19h – palestra do maestro Joanir Oliveira sobre o tema Resgate das bandas de música por meio de projetos sociais. 20h – concerto da Banda de Música de Sarzedo sob a regência do maestro Joanir Oliveira.

Contato:

 Email: lucianojr.anor@yahoo.com.br

Banda Musical Curica

Rua do Rosário,03 Goiana - Pernambuco - Brasil 81 98705 8480 Edson Silva
81 99418 0262 Edson Silva
81 99257 6440 Edson Silva
81 99638 2302 Márcia Silva
81 99418 0262 Márcia Silva
81 99832 1894 Márcia Silva
81 99269 0519 Cristian Silva (Claro)
81 99555 4117 Cristian Silva (TIM)
cristiansilvagoiana@yahoo.com.br
Criado por Cristian Silva e Everton Luiz